terça-feira, 14 de junho de 2011

BIOGRAFIA

 José de Sá ( 1º rádio de Arapiraca ), Rádio Tupân
                                                    
 Biografia
 
José Carmo de Sá, nasceu na cidade de São  Miguel dos Campos-AL, no dia 25 de Outubro de 1932. Filho de José ferreira de Sá e de D. Otilia Rodrigues de Sá.
Ele filho de Hipólito Ferreira de Sá e D. Bertulina Maria da Conceição. Ela , filha do Barão de Anadia, João Rodrigues de Amorim e Senhorinha Maria da Conceição.
 
José Carmo de Sá Chegou a  Arapiraca em 1940. Sua família fixou residêmcia, na Rua Anibal Lima em Frente a residência do então Prefeito Domingos Mota Acíolle   e vizinho do ex-prefeito Luiz Pereira Lima.
 
Em Arapiraca, o pai José Ferreira de Sá, instalou a primeira barbearia da cidade e ficou conhecido como " Zecá Barbeiro ", que exercia também a profissão de " Relojoeiro ", também o primeiro da cidade
 
José de Sá, iniciou os estudos no antigo Grupo Escolar Adriano Jorge e Instituto São Luis, " atual Colégio Rosa Mística ". Cursou o Artgo 91 no Colégio Guido de Fontgalan em Maceió-AL.
Curso de Radiotécnico  através do Instituto Radiotécnico Monitor.
Curso de Fotografia,  Desenho Artístico e Publicitário,  através do Instituto Universal Brasileiro.
 
Em 1949, mudou-se para a Praça Manoel André, vizinho da Empresa Força e Luz, " Companhia Elétrica da época", ( Empresa do Sr. Valdomiro Barbosa ) , onde seu pai mudou para outra  atividade comercial,  instalando uma   mercearia, tendo a frente da gerência José de Sá, que veio também agenciar o comércio de jornais e revistas .
Representando os jornais: "Jornal do Comércio, Folha de São Paulo ", a revista o
"  Cruzeiro " e varias revistas para o público infantil tal como: " O Guri " e  Gibi.  Pela  primeira vez a gurizada Arapiraquense teve acesso as referidas revista.
 
 
ARTES PLÁSTICAS
 
 Iniciou artes plásticas, sendo  autodidata . Foi aluno do pintor alemão Raimund Brístor, em Maceió-AL.
 
 
 
 
 
 
PARTICIPAÇÕES E PREMIAÇÕES
 
1ª. Exposição no Liceu de Artes e Ofício, Maceió-Al.
 
3º. Salão da Juventude - Colégio Guido de Funtgalan, Maceió-AL
 
Exposição de Novatos-Hall do Teatro Deodoro, Maceió-AL
 
Exposição individual - Câmara Municipal de Arapiraca.
 
1967 - Primeiro Salão de Artes de Arapiraca .( Primeiro lugar ), na exposição, recebeu a taça " Alonso de Abreu Perreira "
 
1969 - Segundo  Salão de Artes de Arapiraca.  " Primeiro lugar " ( Taça Jornal e Alagoas )
 
1970 - Terceiro Salão de Artes de Arapiraca. "  Primeiro lugar " Taça Câmara Junior de Arapiraca
 
1971 - Quarto Salão de Artes de Arapiraca. " Primeiro lugar "  ( Taça Gazeta de Alagoas )
 
1971 - Exposição Coletiva '" Museu Histórico de Alagoas, " menção honrosa com a tela " Pavão Misterioso. "
 
1972 - Exposição coletiva,  festival de Verão  " Marechal Deodoro-AL "
 
1973 - Exposição coletiva,  Festival de Artes  " Marechal Deodoro-AL "
 
1980 - Exposição individual  "Galeria Virgílio Maurício  " Arrapiraca-AL " Promovida pelo colunista social Niraldo Barbosa.
 
1982 - Exposição individual " Galeria Virgílio Maurício " Arapiraca-AL ".
Promovida pelo colunista social Niraldo Barbosa.
 
Telas adquiridas em Arapiraca:
 
D. Almira Fernandes, D. Nitinha, D. Nina Vital, Prof. Judite Fernandes, Vânia Fragoso, Samuel Aquino, Jailde Barbosa, D. Edite Barbosa, Dr. Reginaldo José, Dr. Geraldo Cajueiro, Dr. Geraldo Cajueiro Filho, Dr. Sebastião Cãndido, Prof. Lizete França, entre Outras vendidas nas exposições.
 
José de Sá, produziu durante 50 anos 4680 telas, entre paisagens e figurativas.
 
 
Auto da Compadecida diração e montagem Joeé de SÁ
                                
 Teatro:
 
Teatrólogo e Dramaturgo, participando da dramaturgia alagoana, junto de:
Pedro Onofre de Araujo, escreveu 8 peças e montou os maiores espetáculo de Arapiraca.
 
Peças:
 
1960 - Encenação da peça, " Deus Lhe Pague " ( de Joracy Camargo). Palco do Cine Leão. ( Primeiro cinema de Arapiraca ).
 
1961 - Encenação da peça " A Virgem de Fátima " ( alunas do Colégio São Francisco de Assis, ( Palco do Cine Trianon )
 
1962 - Encenação da peça " Coração de Mãe " ( Participação especial do saudoso Prof. Benildo Medeiros Barbosa ), peça escrita e dirigida por " José de Sá " ; apresentada no palco do clube Municipal de Arapiraca ( atualmente Escola Municipal Hugo José Camelo Lima " Escola Hugo Lima ".
 
1963 - Encenação da peça " Uma Canção Para Nancý " , destaque para " Marilene Wanderley, José Barbosa das Neves, Prof. Benildo Barbosa ". Peça escrita e dirigida por José de Sá. Apresentada no palco do Cine Trianon.
 
1969 - Direção e montagem do clássico de " Ariano Suassuna  " ( Auto da Compadecida ).
 
ELENCO:
 
Everaldo Maia, Reginaldo José, Faudizio Barbosa, Lurdes Leão, José Barbosa das Neves " Babosinha ",  Sebastião Cándido, José Ventura, Felina Soares. Peça apresentada no palco do Cine Trianon.
 

COMUNICAÇÕES
 
José de Sá surgiu nas comunicações em 1952, na inauguração do”Cine Trianon”.
O “Trianon” instalou um serviço de alto-falante na fachada do prédio que funcionava até a hora da sessão cinematográfica, anunciando o filme do dia. 
 
O locutor oficial era um rapaz analfabeto, conhecido por Elói, que era muito criticado por falar errado, e até ler os nomes dos artistas e os títulos das músicas completamente diferentes. 
 
Convidado para fazer um teste, José de Sá que dominava bem os idiomas Inglês, Espanhol e Italiano foi logo contratado pelo Sr. José Ferreira Barbosa, vereador na época e um dos proprietários do “Cine Trianon”. Nesta data ele iniciou como locutor. 
 
Seis meses depois foi convidado pelo Sr. José Gondim, técnico de rádio, que instalava um serviço de som na Festa de Nossa Senhora do Bom Conselho, ouvindo-o falar ficou entusiasmado. Foi um grande sucesso no momento. Gondim resolveu instalar um serviço permanente na cidade, espalhando várias cornetas (projetores de som) nas ruas principais.O serviço de alto-falante Tupan, prestava um trabalho útil na cidade, com divulgações de comerciais, notas sociais, utilidade pública e até crônicas. 
O diretor da “Rádio Difusora de Alagoas”, a única estação de Rádio do Estado, passando em Arapiraca, ficou empolgado com a voz de José de Sá, convidando-o para ir a Maceió para fazer parte da equipe da pioneira do Estado. 
Partiu José de Sá para Maceió, seis meses de trabalho com sucesso. Certo dia ao chegar em casa encontrou um telegrama, chamando-o com urgência para falar com o Sr. Euzébio, gerente do Banco da Lavoura de Minas Gerais. 
 
Ao chegar em Arapiraca ficou surpreso, pois o Banco queria financiar a compra do serviço de alto-falante do Sr. Gondim que não mais funcionava na cidade, na ausência de José de Sá. 
 
O Sr. Euzébio era um entusiasta incentivador da carreira do artista. O financiamento foi feito e o serviço de alto-falante voltou a funcionar, agora com José de Sá como proprietário.
 
 
LINHA DO TEMPO
 
 1955 – Passou de alto-falante para uma rádio local licenciada pelos Correios e Telégrafos.
1962 – Mudança de nome para “Rádio Arapiraca”.

1964 – Foi convidado para dirigir a “Rádio Cuiltura” de propriedade do então deputado Claudenor Lima, que comprou a aparelhagem e a discoteca de José de Sá. A Rádio era clandestina e fechou na época da ditadura militar.

1966 – Foi convidado para dirigir a “Antena de Publicidade”, outra estação clandestina, na gestão de João Lúcio.

1976 – Foi convidado para a “Rádio Novo Nordeste”, onde apresenta o Programa “Nos Braços da Saudade”.


OUTRAS ATIVIDADES

José de Sá é folclorista: Ensaiou vários pastoris na década
de 1950. É poeta e cantor com vários discos gravados.

Atualmente está com o “Stúdio José de Sá”, instalado na Rua
Estudante José de Oliveira Leite em frente ao Campo de
Futebol do Colégio Bom Conselho – Onde funciona gravadora
particular; atelier de pintura; aulas de pintura e música;
galeria de arte com os trabalhos expostos, inclusive os
quadros premiados.
 
 
CONTATO
 
E-mail:  josedesa1@live.com
Blog:  studiojosedesa.blogspot.com/