quinta-feira, 19 de dezembro de 2013

ARAPIRACA, NOSSA TERRA, NOSSA GENTE - V


O nosso comentário desta vez, é para mostrar alguma coisa da vida política que alcancei. Como é bom para os políticos, hoje estão com companheiros no palanque, amanhã só Deus sabe. E nós, pobres eleitores arranjando brigas, inimigos, por causa deles.

Vou relatar a briga política de Luiz Pereira Lima e Valdomiro Barbosa. Como foi a disputa para prefeito, logo após a ditadura de Getúlio Vargas.

Sr. Luiz Pereira Lima,grande comerciante, morando em palacete na Praça Manoel André , desfrutando de grande prestígio, seria o candidato do governo a prefeitura de Arapiraca . Do outro lado sairia candidato o Sr. Valdomiro Barbosa, proprietário da Empresa FORÇA E LUZ DE ARAPIRACA. Luiz Pereira Lima PSD. Valdomiro Barbosa PTB.

Eu quero chamar a sua atenção, para você ver como são os políticos.
Hoje estão separados, amanhã juntos.

A campanha do Sr. Luiz Pereira Lima, foi organizada , advinha por quem? Nada mais nada menos professor Miguel Valeriano que na época havia deixado o seminário, pois não tinha vocação para padre , e o senhor seu pai Tiburcio Valeriano e família não ficaram satisfeitos, queriam um padre na família. Miguel Valeriano não seguia a linha da família, ficou do lado dos Pereiras,enquanto os familiares eram do lado do Sr. Valdomiro.

Miguel Valeriano não só organizou a campanha, foi locutor oficial e presidente da torcida jovem.
Foi comprado um luxuoso automóvel de passeio de cor azul, veja como funciona bem a minha memória, o senhor gondim técnico de rádio na época, montou o sistema sonoro com um cornetão em cima do veículo.

Ao lembrar as coisas passageiras, como era engraçado e como funcionavam as campanhas políticas. As músicas não eram falando nome de candidato. A música usada para propaganda de Luiz Pereira era o sucesso do momento "A VALSA DO VAQUEIRO" gravada por Bob Nelson
o cawboi apaixonado com os famosos olorei e pi.

E a voz possante de Miguel Vaeriano ecoava em toda Arapiraca: VOTE BEM, VOTE EM LUIZ PEREIRA PARA PREFEITO, ARAPIRACA PRECISA CRESCER.

Do outro lado, a música era um pouco estranha , Jorge Veiga cantando; EXISTE CINZAS AINDA NO MEU CORAÇÃO, QUE O MEU PRIMEIRO AMOR DEIXOU. E o carro de som era um caminhão com dois cornetões. Sabe quem era o locutor oficial? Lourenço de Almeida. Tinha uma voz aguda e gostava de soltar umas piadas para criticar o adversário

Era assim que se expressava Lourenço de Almeida:

O POVO NÃO QUER CORONEL, QUER UM HOMEM NA PREFEITURA PARA CUIDAR DO PROGRESSO ASSIM COMO CUIDA VALDOMIRO BARBOSA COM A FORÇA E LUZ DA CIDADE. NÃO PERCA O SEU VOTO, CORONEL JÁ ERA, VOTE PARA PREFEITO, VALDOMIRO BARBOSA.

Os comícios eram engraçados,caminhões e caminhões levavam gente para os sítios. Política acirrada dos dois lados.

Enfim chegou o dia da eleição. õ Õ , Quase morro de tanto comer. Era carne demais, frutas e verduras, os caras aproveitavam
e comia dos dois lados. Eh EH guaraná quente espumando.

No dia seguinte, apuração. Não foi a esperada. O povo esperava a vitória de Valdomiro, mais o engano foi grande, quem disparava na frente em todas as urnas era Luiz Pereira. O juiz eleitoral : Dr. Coaracy da Mata Fonseca, que seria futuro genro do prefeito eleito, pois era noivo da belíssima Silvia. Claudenor vibrava com a vitória do pai
a pretensão era no futuro ser deputado estadual.

Faltando poucos dias para a posse, aconteceu o que ninguém esperava. O escrivão e ex prefeito João Ribeiro Lima , avisou ao Sr. Valdomiro Barbosa, que nas urnas constavam mais votos que o numero de eleitores da cidade e foi marcada uma reunião para a recontagem dos votos no cartório. Chegou ao conhecimento dos Pereiras que ficaram com muita raiva e prometeram acabar com a recontagem.

E foi o que aconteceu. Era um sábado a tarde, quando se dirigiram ao cartório: Valdomiro Barbosa, Lourenço de Almeida,Florisval Barbosa . Quando pegaram nas urnas, tiveram a surpresa , chegavam em frente o cartório, Claudenor Lima acompanhado de capangas armados até os dentes. Gritavam: Saiam covardes, parem com essa besteira,a recontagem só pode ser feita com ordem do juiz.

Agora os senhores imaginem , se o Dr. Coaracy faria isso com o futuro sogro . E os grito ecoavam em toda a rua Lúcio
Roberto. " covardes, vamos ensinar a verdade, vamos acabar com a raça dos Barbosas' ouve-se um estampido , e um tiro era dirigido ao cartório.

Não se sabe quem atirou, mais incrível , a bala bateu no quadro do"CORAÇÃO DE JESUS" que estava na parede do cartório. O sr. João Ribeiro e os demais correram para o interior da casa.

D. Terezinha Ribeiro aconselhou para que eles fossem embora. Mas como sairiam? Foi gozado, resolveram sair travestidos de mulher. Sem serem percebidos , Valdomiro Barbosa, Frorisval Barbosa e Lourenço de Almeida com panos na cabeça, atravessaram a Praça Manoel André, saíram da residência do sr. Valdemar e entraram na residência do Sr. MANOEL Lúcio, mandaram um recado para os familiares pedindo carro para levá-los para Limoeiro de Anadia.

Uma semana depois, foi marcada a posse de LUIZ PEREIRA LIMA, PREFEITO ELEITO DE ARAPIRACA.

Agora chego ao principal assunto. Mudança de partido. A discórdia dos Barbosas com os PEREIRA era acirrada. Sempre quando havia festa promovida pela prefeitura , faltava energia.

E foi assim por muito tempo. Ao chegar em Arapiraca o médico DR. JOSÉ MARQUES DA SILVA, os Barbosas romperam com os Lúcios , e se juntaram ao grupo dos PEREIRAS. Estão vendo como é fácil para os políticos, hoje inimigos, amanhã amigos.

Luiz Pereira Lima, fez uma grande administração, acabou com os tanques que tinham donos e transformou em lagoas para todos, hoje Parque CECÍ CUNHA . Acabou com acabou com o cais, e construiu varias pracinhas.Praça Durval de Góis Monteiro, hoje

Imagem 1. A Praça Manoel André na época da eleição do Prefeito Luis Pereira Lima.
Imagem 2. Lagoa onde hoje esta construido o Parque CECI CUNHA

terça-feira, 10 de dezembro de 2013

"ARAPIRACA, NOSSA TERRA, NOSSA GENTE" III


ARTIGO 3
JOSÉ DE SÁ

Voltando a comentar o passado de Arapiraca, o que tenho na memória, e arquivos que guardo com muito cuidado e respeito. Agradecendo o comentário do amigo Edvaldo Leão, lembrando a lapinha, que era preciso lavar os pés para ver. Lembrando, a lapinha era montada na residência do sr. Chiquinho Lúcio, mas pertencia a D. Manoela, que passava o ano inteiro guardando coisas para completar o presépio que era chamado de lapinha. E o interessante Edvaldo, é que era coberta de palha. Ao chegar o dia Santos Reis, as palhas eram queimadas co ritual de pastorinhas, me lembro bem a canção que elas entoavam
'NOSSA LAPINHA ESTÁ SE QUEIMANDO ADEUS MINHA GENTE ATÉ PARA O ANO" Era assim a tradicional lapinha.
 

Quanto ao pastoril bem lembrado no comentário de uma amiga nossa, o primeiro pastoril foi ensaiado por minha mãe . Otília de Sá em parceria com D. Maria do Juca, a mãe do saudoso Né do Juca, em 1948. As principais pastorinhas eram as filhas : MESTRA: LACY CONTRA MESTRA : NEGUINHA, DIANA EDLEUZA, ERAM GAROTAS BONITAS E ARRECADAVAM MUITOS VOTOS PARA ELEGER A RAINHA DO PASTORIL.
 

O que chamava a atenção era o figurino confeccionado com papel crepon.
As apresentações eram feitas na sala da residência dos JUCAS, vizinho a igreja de S. Sebastião, ou melhor vizinho a residência do sr. Zeferino Magalhães, o responsável da construção da igrejinha. Na época não existia a entrada para a rua Estudante José de Oliveira Leite, atrás eram vários sítios com muitos cajueiros e mangueiras. A atual praça Marques da Silva, chamava-se Rua Nova, no centro, apenas a cacimba que fornecia água para a população. Aliás essa rua teve vários nomes, vejam só, de Rua Nova passou a se chamar Rua GABINO BEZOURO , Na administração do prefeito Luiz Pereira Lima, foi denominada Praça Durval de Góis Monteiro, foi construida a primeira praça da cidade, com postes e bancos no estilo colonial. flores e plantas adornavam o logradouro público que ganhava uma harmonia maravilhosa com uma plantação do famoso pé de Picus , onde um senhor que viera de Viçosa para cuidar da jardinagem da praça, era o senhor Baldiuno que ao cortar o FICUS, transformava-o em animais e pássaros. E foi atrás de uma dessas figuras que se escondeu o assassino do saudoso Marques da Silva. Logo após a morte d Marques da Silva, a praça recebeu nova restauração, desta feita com belíssima fonte luminosa e sonora e passou a se chamar PRAÇA MARQUES DA SILVA. Agora eu faço questão de chamar bem a atenção dos meus amigos, com foi a ideia de montar a fonte luminosa. Passando por Arapiraca o famoso CIRCO NERINO, NO FINAL APOTEÓTICO era apresentada uma lindíssima fonte luminosa chamada de águas dançantes executando a valsa de Strraus 'DANÚBIO AZUL deixando todos boquiabertos. O prefeito João Lúcio pediu informações e conseguiu encomendar a fonte luminosa, que depois era apelidada pelos opositores de cabide de D. Inez. Foi por muitos tempos apreciada , e trazia pessoas de outras cidades para conhece-la . não fosse a maldade de políticos invejosos, ainda existiria, porque não ? AS FONTES DE PARIS NÃO EXISTEM? A minha memória fluída vai continuar na próxima semana, vivendo 'ARAPIRACA, NOSSA TERRA, NOSSA GENTE

JOSÉ DE SÁ