quinta-feira, 30 de janeiro de 2014

ARAPIRACA. NOSSA TERRA, NOSSA GENTE



                             POR JOSÉ CARMO DE SÁ

       Estamos continuando com a série de comentários, focalizando a nossa querida Arapiraca, tão querida que deixa a gente sem fôlego para comentar. Hoje vamos falar a respeito da nossa festa , a festa de N.S. do Bom Conselho .
       Adeus festa. Que festa. Alguém que não viveu os momentos de alegria que nós desfrutávamos nos anos dourados, onde o respeito aos santos, onde as nossas tradições eram respeitadas.
        Alguém pode até dizer como já ouvi , quem vive de passado é museu. Arapiraca, hoje uma cidade sem memória . Aqui não se conserva nada. Não é preciso lembrar nada. Quem toma conta do poder não tem nenhum interesse em conservar isso ou aquilo .
          Existe festa da padroeira hoje? Respondam por favor. O que nós estamos assistindo é um parque que tira dentro de segundos o dinheiro do pobre pai de família que para satisfazer a vontade dos filhos, deixa de comprar o pão e a carne para entregar ao parque explorador, o verdadeiro vendedor de ilusões .
           Se não bastasse a maior desorganização de barracas acumuladas no destruído Parque Cecí Cunha , a nossa querida deputada, se hoje fosse viva ficaria envergonhada com tamanha desordem.
            O transito mete medo aos que precisam se locomover. Ainda chamam de festa da padroeira.
             Aquilo cheio de malandros . Cheio de pessoas de pensamentos negativos e de brutal procedimento  é chamada de festa da padroeira. Fiquei irritado quando resolvi dar umas voltinhas e conhecer o que fizeram com uma tradição secular, que já foi evento cadastrado no calendário turístico do Brasil.
              Eu levaria horas e horas escrevendo, se fosse relatar o que foi a festa de nossa excelsa padroeira.
               Quantas saudades eu sinto da aurora da minha vida, da minha infância querida que os anos não trazem mais. E assim que nós ficamos ao depararmos com tamanha anarquia . Falta o cuidado e o respeito as nossas tradições. Os nossos impostos sobem vertiginosamente e nós ficamos chupando os dedos quando nos deparamos com tamanha brutalidade. Nós tão valemos nada, o nosso dinheiro vai pelo ralo.
                Tiraram a festa do comercio porque Arapiraca cresceu. Agora eu lhe pergunto, Recife cresceu?
                Porque a festa da padroeira do Recife, N.S. do Carmo, é no centro do Recife, o carnaval é no centro do Recife . Não estou aqui querendo que volte os tempos passados. Estou querendo defender as tradições que em outras cidades são respeitadas. Estamos cansados de tanto engano. 
                 Votamos, pensando que estamos acertando. Que decepção .
                  É uma pena, não acertamos nós povos, vamos continuar sonhando com a divulgação de um
slogan mentiroso, futura metrópoli e haja besteira nisso.
                   Você meu amigo, está convidado para asistir no dia 2 de fevereiro a procissão de N.S. DO BOM CONSELHO, e ver os políticos acenando para o -povo, como se a festa fosse deles.
                    Eu te peço virgem santa, mãe do Bom Conselho, tem piedade daqueles mascarados que nem catolicos são. DAI A CESAR O QUE É DE CESAR.
               

quarta-feira, 22 de janeiro de 2014

"SAUDADE DE MACEIÓ" HISTÓRIA DO FOLCLORE ALAGOANO






"SAUDADE DE MACEIÓ"


Por José de Sá
CONTINUANDO O MEU TRABALHO CONTANDO A ORIGEM DO FOLCLORE ALAGOANO.
Mostrando o álbum de lindas fotografias que tirei dos folguedos que estão se apresentando aos domingos na orla de Maceió.
É sem dúvida um encanto, o resgate do nosso lindo folclore Alagoano. A família Sá, que tanto contribuiu por muitos e muitos anos, ensaiando os famosos pastorís da cidade de Arapiraca, através de mim vem mostrar os nossos conhecimentos e a nossa admiração pela manifestação cultural do estado de Alagoas.
A riqueza de expressão, o sentimento estético de um povo que criou o modelo tão copiado por outros estados, tudo isso nos faz orgulhosos de ter participado ativamente dos folguedos Alagoanos. Hoje vamos falar de outra manifestação folclórica .




"A CHEGANÇA"

Auto de temática marítima versando temas vinculados à vida no mar, as dificuldades como tempestades, contrabando, brigas entre marujos e ainda as lutas entre cristãos e mouros infiéis.
Seguidores de Maomé. Deriva-se das mouriscadas penisulares ou das lutas e danças entre os cristãos e mouros da Europa. Ou ainda, é uma reinterpretação das muoriscadas européias. E de origem ou aculturaçao européia.

Aos domingos, vá conhecer na orla da Ponta verde em Maceió.


terça-feira, 21 de janeiro de 2014

SAUDADE DE MACEIÓ


Como é bom passar o fim de semana em Maceió.O projeto "Maceió verão 2014" é realmente um sucesso que o jovem prefeito Rui Palmeira junto com os componentes da Prefeitura de Maceió estão realizando nos finais de semana. Os medalhões da música brasileira, e os nossos melhores cantores em grande estilo nos deliciam no entardecer com o sol lindo da Pajussara

MERGULHAR. NO AZUL PISCINA
NO MAR DE PAJUSSARA, DEIXAR O SOL BATER NO MEU ROSTO , AI QUE GOSTO ME DÁ, E AS JANGADAS CORRENDO PRO MAR PRA PESCAR, MINHA SEREIA , MACEIÓ. MINHA SEREIA MACEIÓ.

Parabéns prefeito Rui Palmeira e a turma da Secretaria de Cultura de Maceió.
Fiquei encantado com o momento que Maceió vive, o resgate do nosso folclore. Aos domingos ao entardecer os nossos folguedos, espalhados nos diversos tablados armados na orla.
É bonito ver o amor daquelas pessoas idosas mostrando a beleza do nosso rico folclore
Vou falar a respeito de tudo através de um rico álbum de fotografia que fiz, assistindo encantado as apresentações e aqui contar a origem dos folguedos.







GUERREIRO

Grupo multicolorido de dançadores e cantores, semelhantes ao reisado, mas com maior número de figurantes e episódios . Maior riqueza
nos trajes e enfeites e maior beleza nas músicas. Surgiu em Alagoas entre os anos de 1927 e 1929.
Os personagens são: REI,RAINHA, CONTRA MESTRES, DOIS EMBAIXADORES, GENERAL, LIRA, ÍNDIO PERY E SEUS VASSALOS, DOIS MATEUS,DOIS PALHAÇOS, A SEREIA, ESTRELA DE OURO, ESTRELA BRILHANTE, A BANDA DA LUA E AS FIGUR